Norteando a inclusão total do deficiente visual para que todos possam ter uma vida plena

Foto: Alunos com responsáveis da associação

Quem somos  

A PARA-D.V. é uma entidade não governamental, beneficente, sem fins lucrativos, fundada em setembro de 95, como resultado do esforço conjunto de deficientes visuais, pais e profissionais da área da visão. Nesses 10 anos participaram em torno de 200 deficientes visuais e suas famílias das atividades realizadas, oriundos de Araraquara e região.

Filosofia

A filosofia norteadora é a inclusão total do deficiente visual para que todos possam ter uma vida plena.

Objetivos

A Associação através de ações diversificadas de formação e de acessibilidade às diferentes instâncias sociais busca que o deficiente visual tenha uma vida plena.

Equipe de trabalho  

As atividades são realizadas por 3 grupos de recursos humanos:

1º) profissionais prestadores de serviços: pedagogos, psicólogo, professor de informática, monitor de informática, professor de orientação e mobilidade, professor de natação

2º) profissionais voluntários: médico oftalmologista, ortoptista e mestre em educação especial, professores de música, professor de natação.

3º) voluntários que realizam atividades de levantamento de recursos, atividades de confraternização e integração; confecção de materiais.

Participação Comunitária e Política

Através da atuação em conselhos municipais e estaduais a PARA-D.V. luta pelos direitos do deficiente visual. Membro do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal do Portador de Deficiência, Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência.